28 de out de 2009

Mito ou verdade: assoprar cartuchos de vídeo game funciona?

"A resposta para essa pergunta é simples: não. Porém, você deve estar se perguntando: sempre fiz isso e sempre funcionou! Como assim assoprar não resolve? Antes de tudo é preciso uma breve explicação para entender o porque da origem deste mito.
Eventualmente o sopro pode até remover alguma poeira alojada nos contatos do cartucho de vídeo game. E, certamente, é por isso que muitas vezes essa técnica funcionava e com o tempo ela foi propagada até se tornar uma unanimidade no meio dos gamers. Mas a grande verdade é que, ao fazer isso, você pode estar danificando ainda mais o seu cartucho.
Isso acontece por que, ao assoprar, junto com o vento são expelidas algumas gotículas de saliva que vão parar nos contatos do seu cartucho. Além disso, o ar quente de sua boca pode gerar uma leve umidade na fita, fazendo com que o seu cartucho fique, literalmente, molhado.
Em contato com o seu console, e com o natural aquecimento durante o seu funcionamento, com o tempo os conectores podem corroer os pinos do cartucho, causando danos irreparáveis a ele e – em alguns casos – até mesmo ao seu aparelho. (...)
Duas outras técnicas simples podem ser colocadas em prática na hora de remover a sujeira dos pinos do seu cartucho. A primeira delas é passar um bastonete com algodão (os conhecidos cotonetes) nas duas faces dos conectores.
Você pode ainda molhar os cotonetes em uma substância chamada álcool isopropílico, um excelente produto para limpeza de equipamentos eletrônicos e que pode ser encontrado tanto em lojas do ramo como em farmácias.
É importante que você não faça o uso, em hipótese alguma, de outras substâncias, como água ou álcool caseiro (líquido ou gel). A água pode enferrujar os conectores e danificar de imediato o seu cartucho.
Depois de concluído o processo não coloque de imediato o cartucho no console. Espere alguns minutos até que os seus pinos sequem. Se ele não funcionar no seu primeiro teste, retire-o e insira novamente quantas vezes for preciso. Caso o problema persista teste o console com outros jogos para se certificar se o problema não é no aparelho."

Fonte: Baixaki.

Bem, eu, particularmente sempre soprei cartuchos do meu Mega Drive e do meu Nintendo 64. Até hoje faço isso. Não só nos Mega e no 64, mas também no meu Nintendo DS. Melhor eu parar... Já tenho um N5, que é o único desbloqueio que tem histórias de estragar o DS, e ainda sopro o troço...
Bem, mas eu tava lembrando dos meus momentos de decoreba de coisas inúteis (tais como o ingrediente de xampus metilcloroizotiazolinona... Sim, isso existe!) e lembrei do que vem escrito atrás das fitas de Nintendo 64. Aí eu resolvi tirar uma foto do meu cartucho do Super Mario 64 pra mostrar. E ainda é em português. Isso é pra acabar com qualquer mito.
Vejam!
Clique na imagem para ampliar.



Enjoy!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ir ao Topo