6 de out de 2009

"Nintendopédia Volume 20: Figurões da Nintendo"

É com grande orgulho que mostro aqui os responsáveis pela grandiosidade da Nintendo. Lembrando que o título do post foi retirado da melhor revista nintendista do Brasil: a NGamer Brasil, ano 3, nº 27. O texto foi adaptado da mesma matéria da mesma revista. De vez em quando vou postar algumas nintendopédias aqui. Obviamente não está tudo transcrito, porque seria plágio. Enfim...

Bill Trinen
Esse cara traduz jogos em japonês para inglês, na Nintendo of America. Começou logo em Ocarina of Time. Hoje ele anuncia jogos nas conferências e é intérprete para os japoneses da Nintendo.




Cammie Dunaway
Ela é vice presidente executiva de vendas e marketing da Nintendo of America. Entrou na Nintendo em 2007 e participa de conferências, como quando foi anunciado New Super Mario Bros. Wii.










Charles Martinet
Esse senhor simpático de cabelos brancos é o dublador do Mario, do Luigi, do Wario, do Waluigi e suas respectivas versões bebês.
Veja e comprove. Procure outros vídeos e você verá ele dublando outros, que não o Mario.





Dylan Cuthbert
Com 16 anos, esse cara criou uma tecnologia 3D pro Game Boy, a FX. Ela foi usada em Star Fox, de Super Nintendo.










Eiji Aonuma
Eiji criou as dungeons de Ocarina of Time. Hoje, ele é diretor da série The Legend of Zelda e foi o responsável por Majora's Mask, WindWaker e Twilight Princess.










Genyo Takeda
Ele é o gerente geral da divisão de pesquisa integrada da Nintendo. Fez parte da criação do primeiro jogo da Nintendo, EVR Race (1975). Ele também criou a bateria para back-up dos cartuchos de Nintendinho, que impedia a perda dos jogos salvos depois de se desligar o videogame. Essa bateria foi usada pela primeira vez em The Legend of Zelda. Takeda criou a alavanca analógica do controle de Nintendo 64 e é um dos responsáveis pela criação do Wii. Foi produtor de jogos como Punch-Out!, Dr. Mario 64, Pokémon Puzzle League e Pilotwings 64. Ou seja: Genyo é um gênio.


George Harrison
Antes de mais nada, não é o beatle. Esse aqui foi vice-presidente sênior de marketing e comunicação corporativa da Nintendo of America até 2007. De acordo com a NGamer Brasil, "sua frase mais marcante foi: 'Mario nunca atiraria em prostitutas,' deixando claro que a franquia Mario Bros. não seguiria a febre GTA."






Gunpei Yokoi
Foi o criador do Game Boy e produtor da série Metroid. Ele foi demitido em 1995, pelo fracasso do Virtua Boy e em 96 morreu em um acidente de carro. Isso me deixou bastante comovido.









Hiroshi Yamauchi
Ele foi simplesmente o presidente da Nintendo de 1950 até 2002. Foi graças a ele que a Nintendo se tornou a empresa de jogos mais lucrativa do mundo. Em 2002, passou o cargo para Satoru Iwata. Eu nem precisava ter falado isso. Quem conhece Nintendo, conhece Yamauchi.









Howard Lincoln
Foi o presidente da Nintendo of America. Participou do caso em que a Universal City Studios processou a Nintendo, alegando que Donkey Kong era plágio de King Kong. Hahaha! Mais pra baixo um pouquinho você descobre quem ganhou o processo.





Howard Phillip
O primeiro editor da revista Nintendo Power e porta voz da Nintendo na década de 80. Foi o presidente do fã-clube do Mario, também.









John Kirby
Eu não achei nenhuma foto dele na internet, a não ser essa. Mas eu também não tenho certeza se é ele. Eu a encontrei num site de advogados, e lá estava John Kirby, responsável pela vitória da Nintendo no caso da Universal. Parabéns! Dizem que o Kirby, aquela bolinha rosa foi batizado em homenagem ao John.




Katsuya Eguchi
Ele foi o designer responsável por Super Mario Bros. 3 e diretor de Star Fox de Super Nintendo. É o criador de Animal Crossing, Wii Music e Wii Sports Resort. Ou seja, alguns dos jogos mais divertidos do Wii são dele.






Ken Lobb
Era o intermediário entre a Nintendo e a Rare. Participou da produção de jogos como GoldenEye 007 e Banjo-Kazooie. Atualmente faz o mesmo papel de intermediário, porém agora, entre a Rare e sua nova empregadora, a Microsoft Game Studios.






Koji Kondo
Gênio, criador das melodias de várias séries da Nintendo, como Super Mario, The Legend of Zelda e Star Fox. Sim, desde os primeiros jogos das séries.









Mario Segali
Ele é o dono do local onde a Nintendo se instalou nos Estados Unidos. O personagem Mario foi batizado com seu nome no momento em que Segali cobrou avidamente Arakawa (ver abaixo) o aluguel atrasado do local. Vai ver é por isso que Mario coleta moedas.






Masahiro Sakurai
Ele criou as séries Kirby e Super Smash Bros., na HAL Laboratory Inc. Abandonou a Nintendo em 2003, participou da produção de Meteos, apra DS, criou seu próprio estúdio, Sora, e produziu Super Smash Bros. Brawl. Ou seja, ele cresceu na Nintendo, jogou tudo fora e ainda tirou onda com Brawl. Ele mandou bem... Mas eu não sairia da Nintendo.







Minoru Arakawa
Se casou com a filha de Hiroshi Yamauchi, fundou a Nintendo of America. Alguém podia fundar a Nintendo do Brasil...











Perrin Kaplan
Foi presidente de marketing e relações públicas da Nintendo of America. Saiu da empresa em 2007.








Reggie Fils-Aime
Sim, ele dá medo. Muito medo. Ele é o atual presidente da Nintendo of America. Ele começou na Nintendo como vice-presidente executivo de vendas e marketing (hoje quem faz isso é a Cammie Dunaway). Ficou famoso entre os jogadores por essa declaração, feita na E3 2004: "my name is Reggie. I'm about kickin' asses." Sinistro, né?







Ryuta Kawashima
Pra começar, ele é neurocientista. Ele criou o conceito que serviu de base para a criação da série Brain Age. Ryuta recebeu da Nintendo uma proposta pelos direitos da série, mas recusou por achar alta demais (modesto, hein?). A proposta era de 21 milhões de dólares. Depois ele aceitou uma quantia muito menor, suficiente apenas para bancar pesquisas e estudos.


Satoru Iwata
Ele é o atual presidente da Nintendo. Sucedeu Yamauchi. Antes ele era presidente da HAL Laboratory.







Satoshi Tajiri
Ele parece o Chitãozinho. Ou o Xororó, eu não sei quem é quem. Ele criou a Game Freak, uma empresa de games, e a série Pokémon. Quando ele era criança, caçava insetos para colecionar. Alguma semelhança com a série Pokémon? Só como curiosidade: quase ninguém sabe, mas o jogo Pokémon veio antes da série de desenho animado.








Shigeru Miyamoto
Não preciso dizer nada sobre ele... Mas vou dizer assim mesmo. Ele é o designer de jogos mais famoso do mundo. Criou as séries Super Mario e The Legend of Zelda, além de muitas outras. Confira uma lista dos jogos dos quais fez parte numa tabela quase no pé desta página.









Shigesato Itoi
Criou a série Earthbound e batizou o Game Boy.








Takashi Tezuka
Foi designer nas séries Mario Bros., Pikmin e Animal Crossing. Curiosidade: sua esposa foi a inspiração para a criação do fantasma Boo, por ser tímida demais e ficar muito brava por Takashi trabalhar demais.










Yoshio Sakamoto
Foi cocriador de Metroid e atuou como diretor, designer de cenário e script da série. Ajudou, também, na criação de Kid Icarus, em 1986.









Enjoy!

Comercial de The Beatles: Rock Band

Esse comercial me surpreendeu muuuuuuuito!!

É realmente incrível!


Enjoy!
Ir ao Topo