10 de set de 2010

O futuro das fotocópias!

Fonte: G1.

Pois é, gente. O mundo está evoluindo, e assim nós, seres humanos, tentamos criar coisas que facilitem e agilizem cada vez mais nossa vida. Por isso, digamos que já está, er... démodé esperar vários minutos (ou até várias horas) por um simples xerox. Nada mais sensato que pensar em um dispositivo que torne mais rápido esse processo, não é?
Pois então, uma equipe da Universidade de Tóquio chefiada por Yoshihiro Watanabe está desenvolvendo um aparelho que escaneia livros enquanto suas páginas são folheadas. Mágico, né? Só que o projeto tem previsão de conclusão de dois anos.


Com esse equipamento será possível escanear 170 páginas por MINUTO! Ele tira QUINHENTAS fotos por SEGUNDO! É metade do número de FPS da chamada Supercâmera.
Mas aí você pensa: poxa, mas quando eu folheio um livro, as páginas ficam arredondadas. Comofas? Bom, a resposta é até bem simples: o sistema da máquina consegue medir formas tridimensionais, podendo ajustar a imagem depois, para que fique retinha, como se as folhas estivessem sobre uma superfície plana.


De acordo com Watanabe, a equipe estuda usar um robô para passar as páginas automaticamente e de uma maneira mais precisa. Seria só colocar o livro na máquina e apertar um botão. Um minuto depois, 170 cópias sairiam quentinhas de dentro dela.
O sonho de qualquer universitário que espera vários minutos na fila do xerox e depois mais meia hora para o xerox ficar pronto. Isso quando o atendente não fala para o estudante voltar no dia seguinte. Triste realidade...
Enfim nossos problemas acabaram! Ou vão acabar daqui a dois anos. Ou vão piorar, porque essa máquina provavelmente não vai sair barata, e o preço será compensado nas cópias. Ah, triste realidade...
Confira aqui um pouco mais do Book Flipping Scanning.

Enjoy! ☺

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ir ao Topo