14 de nov de 2010

New Super Mario Bros. 3 ou Por que fãs de Metroid não podem fazer jogos do Mario

Antes de mais nada: eu sou fã de Metroid, portanto, não tenho absolutamente nada contra eles (nós). Mas convenhamos: são estilos diferentes que não devem JAMAIS se misturar pelas mãos de fãs inexperientes.


Esse é o vídeo de demonstração do jogo New Super Mario Bros. 3, criado por SKJmin.
Esse vídeo saiu em vários blogs de renome e todo mundo idolatrou o jogo. Eu pensei por um tempo, tentei entender o motivo de tanta idolatria... Mas não cheguei em lugar nenhum... Então resolvi postar aqui alguns pontos sobre isso.
O vídeo, de quase 15 minutos, é dividido em onze capítulos. Eu o executei pensando: nossa, deve ser super legal! Mas a primeira coisa que me apareceu na tela já me deixou com um pé atrás: 49 segundos de descrições e frases desnecessárias, com uma trilha sonora ridícula e uma fonte de texto mais estúpida ainda. Ou: por que você deve ter um mínimo de noção em design antes de criar um vídeo.

Chapter 01 [0:49]: All-Worlds showcase. Ou: como causar náuseas e tonturas em quem está vendo o vídeo. Pra que tantas transições animadas de vídeo? O YouTube deveria ter um vídeo de demonstração de "como não criar um vídeo no Movie Maker". Se bem que se tivesse uma demo assim, seria o próprio vídeo de New Super Mario Bros. 3.
As fases que são demonstradas no capítulo inicial estão bastante bem trabalhadas, claro. Ficou bem legal. Mas as transições de vídeo não me deixaram prestar a menor atenção às fases.


Chapter 02 [2:32]: Known, Loved And Famous Levels. Ou: por que fãs de Metroid não devem fazer um crossover de Mario e Metroid. Caso você não tenha visto o vídeo ou jogado o jogo ainda, melhor explicar com uma imagem:


Então? Ficou legal? Como eu disse: até bem trabalhado, mas legal não ficou, não. Ficou no máximo... interessante.

Chapter 03 [3:30]: Tons Of Bonuslevels. Ou: por que parece que tem Metroid pra todo lado? Poxa, não vou nem comentar muito isso, não. Veja o vídeo e me diga se os bonuslevels não são coisa de gente chata... Coisa que fãs de Mario não querem jamais ver em jogos do Mario.

Chapter 04 [4:50]: Hidden Secrets. Ou: por que os designers da Nintendo estudam anos para não cagar um jogo do Mario. Vamos usar todos os itens possíveis em cada milímetro quadrado da fase? Não.

Chapter 05 [6:04]: Dangerous Traps. Ou: como fazer o jogador desistir de um jogo em 6 minutos. Armadilhas não são o estilo de Mario. Aliás, armadilhas que matam já perderam a graça há muitos anos...

Chapter 06 [6:30]: Heavy Obstacles. Ou: por que não tem um botão pra salvar, que nem em emulador? *jogando o videogame na parede* Mais coisa de gente chata. Sabe essas fases quase impossíveis, que se você errar, tem que voltar no início? Tipo a Grandmaster Galaxy de Super Mario Galaxy 2. Foi a galáxia que mais me tomou tempo no jogo inteiro. Talvez a maioria do tempo que eu gastei no jogo tenha sido nessa galáxia. Tá, nem tanto. Mas ainda é coisa de gente chata. E a Grandmaster Galaxy é só UMA fase.

Chapter 07 [8:12]: Timed Speedruns. Ou: cadê o botão slowdown quando se precisa dele? *jogando o videogame na parede de novo* Cara, alguém precisa ensinar ao SKJmin que isso NÃO É MARIO.

Chapter 08 [9:42]: Brainbreaking Puzzles. Ou: cara, pra quê? Quizzes? Sério? Precisa disso? Você realmente acha legal ter isso num jogo desse estilo?

Chapter 09 [10:54]: Sick, Large Mazes. Ou: pelo menos ele sabe que são "sick". Nossa, só de olhar pra essas fases labirínticas já fiquei traumatizado. Sem mais comentários, assista o vídeo para entender.

Chapter 10 [12:58]: Challenging Challenges. Ou: ainda bem que SKJmin não é designer da Nintendo. Cenas de gente chata de novo. Os capítulos 3, 6, 7 e 10 poderiam ter sido juntados em um só. ¬¬

Chapter 11 [14:16]: Special Guests. Quando eu vi o título desse capítulo, pensei: "nossa, que bacana, dá pra jogar com personagens de outras franquias, legal!" Não. Desiluda-se. Não é do jeito que você está pensando. Olha essas imagens e tire suas próprias conclusões.




Pois é.
Eu desanimo de ver versões de jogos feitas por fãs. Sério.
Esse jogo é um patch para a ROM norteamericana de New Super Mario Bros., de Nintendo DS. Estou com os dois pés atrás, agora.
Nintendo, dá um jeito nos seus fãs.
Ah, se você quer baixar o "jogo", faça-o aqui. Mas eu não recomendo, não.

Enjoy! ☺

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ir ao Topo