19 de set de 2010

O novo controle analógico do PSP

Fonte: Kotaku.
Pois, então. Olha isso:
É o novo controle analógico do PSP, de uma edição limitada do portátil, que será lançada em breve. Antes, o analógico era assim:
Agora é assim:
Sabe, depois que o 3DS foi anunciado com o seu glorioso Slide Pad, eu pensei: "nossa, como assim? A Nintendo está copiando o controle do PSP!" Sim, é fato. E é até meio difícil conceber algum analógico diferente desse em um portátil. Mas, apesar disso, a Nintendo conseguiu sair por cima, por causa do aspecto côncavo do Slide Pad. O dedo se encaixa perfeitamente no disco.
E como não podia deixar de ser, o analógico do PSP precisava ser renovado. É meio tenso usá-lo com sua superfície quase convexa. O dedo meio que escapa, apesar da textura. É o que acontece com o analógico do Nintendo 64. As alavancas do PlayStation 2 até que eram menos desconfortáveis, por serem emborrachadas e gigantescas. E o PSP agora tem seu próprio Slide Pad côncavo. Eu criticaria a Sony até não poder mais por causa disso, mas quem começou a copiar esse aspecto foi realmente a Nintendo. Digamos que tenha sido uma... troca de experiências. Mas que ficou muito parecido, ah, isso ficou.
Eu acho que todos os videogames estão convergindo para se tornarem iguais. Olha só: os consoles de mesa estão todos usando sensores de movimento, sejam com controles ou o próprio corpo. E os portáteis caminham para o mesmo ponto, também, com o PSP usando uma área sensível ao toque e o 3DS colocando um controle analógico.
Eu não me surpreenderia nada se daqui a duas gerações de games as grandes produtoras de videogames se juntassem e fizessem um monopólio imbatível com apenas um console de mesa e um portátil. Ou um console para cada estilo de gamer: os casuais, os hardcore ou outras divisões quaisquer.


Enjoy! ☺

Dissecando Mario

Fontes: The Daily Wh.at, MoistProduction.
Jason Freeny é um cara que adora dissecar nossa infância, mostrando como realmente as coisas são por dentro. E aproveitando o embalo dos 25 anos do nosso querido Super Mario, ele não podia deixar de abrir o encanador, colocando à mostra suas entranhas. OK, sem viagens: seus trabalhos são ótimos, muito criativos e interessantes! Olha só:
E se você quiser ver um pouco mais da arte desse cara, visite o blog dele.


Enjoy! ☺
Ir ao Topo