15 de nov de 2010

A evolução do Mario

Esse vídeo é de 2008, mas é bastante legal. Vale a pena vê-lo. Mostra a evolução do Mario desde o jogo Donkey Kong até o Mario Galaxy, na forma de uma propaganda. Muito bem feito, sincronizado com a música (que também é muito boa, por sinal), quase me fez chorar... OKOK.
Esse vídeo me fez lembrar de uma imagem muito bacana. Essa aqui:


Infelizmente, não sei quem foi o criador dessa imagem. Queria colocar os créditos aqui, mas...
Bem, fica pra próxima. Só sei que ficaram faltando o Paper Mario e o Toon Link... Mas ela já está boa demais do jeito que está.

Enjoy! ☺

O que significa "Nintendo"?

Fontes: Kotaku, Gizmodo Brasil, OMG Facts, NeoGAF, Destructoid, Wikipédia.

Wikipédia:
"Nintendo é a transliteração do nome japonês da companhia, nintendou (任天堂). O primeiro (nin) pode ser traduzido como 'confiado'; ten-dou significa 'céu'."
Dizem por aí que "Nintendo" significa "deixar a sorte para os céus" ou "deixar a fortuna nas mãos do destino". Mas nem mesmo Hiroshi Yamauchi, bisneto do fundador da Nintendo e que deixou o cargo de dono da empresa para Satoru Iwata, sabia o verdadeiro significado desse nome. Ele diz que esses significados aí de cima eram bastante plausíveis. The New York Times publicou, em 8 de outbro de 1955, na seção "Patent Notice", o que parece ser a primeira menção à Nintendo na mídia norteamericana:


"Marca em Japonês
Entre os anúncios de pedido de patente publicados nessa semana está uma da Nintendo Playing Card Company, Ltd., de Kyoto, Japão. O anúncio explica que um dos caracteres japoneses na marca significa 'felicidade, fortuna ou riqueza.' Três outros caracteres, que se pronunciam 'nintendo,' são mais difíceis de traduzir. Eles constituem uma expressão fantástica que não tem uma definição precisa em dicionários tanto em inglês, quanto em japonês, mas o pedido [de patente] os dá um sentido próximo de 'uma empresa cuja fortuna ou prosperidade deve ser deixada à mercê dos céus.'
Evidentemente, o céu sorriu sobre a Nintendo Company, porque ela vem usando a marca desde 1887."
Apesar de essa ser a explicação mais plausível, aparentemente nunca se saberá o significado real de "Nintendo". Mas, claro, não faltam especulações.
A Paula (nossa colaboradora conhecedora de japonês) poderia falar algo sobre isso, já que o grande problema da tradução de "Nintendo" são os kanjis que o compõem: 任天堂.
O livro The History of Nintendo 1889 - 1980: From Playing-Cards to Game & Watch trata acerca de um outro viés do estudo desse significado: o histórico. De acordo com o livro, o kanji "do" (), que significa "altar" ou "santuário", é muito usado por empresas japonesas para dar maior prestígio ao nome. "Nin" () significa "deixar alguém fazer". O xis da questão está no kanji "ten" ().


A Nintendo, como se sabe, produzia baralhos de cartas, os hanafuda.


Os hanafuda da Nintendo eram caros, portanto, depois de um tempo, as vendas caíram. Aí, Fujisaro Yamauchi, o presidente da empresa na época, decidiu começar a vender cartas de pior qualidade, as tengu.



O Tengu (天狗), esse ser aí de cima, era um símbolo de cartas de jogo e apostas ilegais. E ele usa o mesmo kanji para "ten" que em "Nintendo." Uma das razões para isso é que ele tem um nariz grande. Tá, e daí? É que quem fosse nos prostíbulos de Osaka e Kyoto e esfregasse o nariz estava querendo dizer que queria participar de jogos de azar. Estranho... Enfim. Hanafuda é um jogo de cartas com o desenho de flores. São 48 cartas divididas em 4 grupos de 12, cada grupo representando uma estação do ano. Eu acho. E o kanji "hana" () significa "flor". Mas "nariz" também se pronuncia "hana", só que usa um kanji diferente. Então tem-se a relação: tengu-nariz-hana-hanafuda ou coisas do tipo.
Certamente Yamauchi sabia dessa relação, já que ele produzia hanafuda, né?
O livro (aquele citado ali acima) diz que "Nintendo" pode significar "o templo do hanafuda livre" ou "a empresa que tem permissão de fazer/vender hanafuda."
Bem, o próprio livro admite que não há registros que confirmem ou desmintam nenhuma interpretação sobre o verdadeiro significado de "Nintendo".

Enjoy! ☺
Ir ao Topo